Enem 2025: Inep divulga cronograma de isenção da taxa e justificativa de ausênciainteligência artificial

Enem 2025: Inep divulga cronograma de isenção da taxa e justificativa de ausênciainteligência artificial

Categoria: Educação

Data de publicação: 2025-04-04T00:16

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou o cronograma referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Segundo o Edital nº 18/2025, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição será de 14 a 25 de abril. Esse mesmo período servirá para envio das justificativas de ausência daqueles que não compareceram aos dois dias de prova em 2024. O edital foi divulgado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 31 de março, e está disponível no site do Inep.

Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, utilizando o login do gov.br. Quem tiver esquecido a senha pode redefini-la seguindo os passos fornecidos na própria plataforma. A isenção da taxa poderá ser concedida a candidatos que atendam a um dos seguintes critérios:

  • Estar cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública no ano de 2025;
  • Ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo membro de família de baixa renda cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Justificativa de ausência – Participantes que não compareceram aos dois dias de aplicação do Enem 2024 e desejam fazer a edição de 2025 gratuitamente deverão justificar a ausência dentro do mesmo prazo.

Confira as datas importantes:

  • Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
  • Divulgação dos resultados das solicitações: 12 de maio
  • Período para apresentar recursos: 12 a 16 de maio
  • Resultado dos recursos: 22 de maio

Sobre o Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado para avaliar o conhecimento adquirido pelos estudantes ao fim da educação básica. Criado há mais de 20 anos, o Enem se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Além disso, diversas instituições públicas e privadas utilizam a nota do Enem como critério de seleção — seja como única forma de ingresso ou como complemento em seus processos seletivos. O exame também é requisito para acessar benefícios como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

A pontuação obtida no Enem pode ainda ser utilizada para ingresso em universidades de Portugal conveniadas com o Inep, que aceitam os resultados do exame como parte do processo seletivo para estudantes brasileiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep